Quem sou eu

Minha foto
Bragança Paulista, São Paulo, Brazil
Discípulo de Jesus, casado com Clélia, pai da Victória e feliz por tudo isso.

segunda-feira, 30 de junho de 2008

SEJA VASO DE HONRA




O VASO DE HONRA DOS SONHOS DE DEUS

Gênesis caítulo 28 - versículos 10 a 22
22 e esta pedra que tenho posto como coluna será casa de Deus, e de tudo o que me deres, certamente te darei o dízimo.


O apóstolo Paulo em sua epístola aos Romanos no capítulo 9, versículo 16, nos diz que, se tornar um vaso de Deus, independe da vontade e do esforço de um homem. Paulo tinha legitimidade para dizer isso, pois o próprio Deus dera testemunho a seu respeito, dizendo que ele, Paulo, era para Deus, um vaso escolhido.
O grande bandeirante diz ainda que Deus é o grande oleiro e, como tal, tem poder para fazer da mesma massa, vasos para honra e para desonra, e que Ele suporta com paciência os vasos da ira, revelando as riquezas da sua glória nos vasos de misericórdia, os quais Ele mesmo preparou para sua glória. Entendemos assim que para nos tornar vasos de honra, devemos esperar única e exclusivamente pela graça do Eterno em nosso favor. Pois é Ele quem nos escolhe. É Ele quem decide.


Ao pensarmos sobre os critérios de Deus na escolha de uma pessoa , somos tentados a achar que Ele é sarcástico ou comediante. As escolhas de Deus não seguem nosso padrão "hollywoodiano" de beleza ou talento.
Analise comigo:
Ele poderia ter escolhido Naor, Harã ou Ló, mas escolheu Abrão. E não importava se Abrão tinha dificuldades para trabalhar com toda verdade.

Ele poderia ter escolhido Rúben, Simeão, Levi, Judá, Dã, Naftali, Gade, Aser, Issacar, Zebulon, mas escolheu José. E não importava se era o mais jovem ou o último da fila.

Ele poderia ter escolhido Arão ou Miriã, mas escolheu Moisés. E não importava se não sabia falar e era pesado de boca e língua.

Ele poderia ter escolhido Baraque ou Lapidote, mas escolheu Débora. E não importava se era mulher e desprezada pela sociedade da época.

O Anjo do Senhor poderia ter aparecido a qualquer outra pessoa, mas apareceu a Gideão. E não importava se ele era pobre, de família pobre e se sentia diminuído por isso.

Ele poderia ter escolhido qualquer um dos filhos de Eli, de linhagem sacerdotal, mas escolheu Samuel. E não importava se ainda era criança.

Ele poderia ter escolhido qualquer um dos filhos de Jessé, mas escolheu Davi. E não importava se era pastor de ovelhas, se havia sido esquecido por seu pai ou se era diferente.

Ele poderia ter escolhido qualquer pessoa para cuidar de Elias, mas escolheu a viúva de Sarepta. E não importava se ela tinha poucos recursos.

Foi Ele quem escolheu Elizeu, o lavrador.
Foi Ele quem escolheu Amós, o boiadeiro.
Foi Ele quem escolheu Pedro, o pescador.
Foi Ele quem escolheu Tomé, o incrédulo.
Foi Ele quem escolheu Mateus, o publicano.
Foi Ele quem escolheu Maria Madalena, a meretriz.
Foi Ele quem escolheu Simão Zelote, o político.
Foi Ele quem escolheu Paulo, o perseguidor.

Ele escolhe quem quer, na hora que quer, do jeito que quer, na situação em que estivermos.

Ele é quem escolhe as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias; as fracas para confundir as fortes; as insignificantes, desprezíveis e que não são, para reduzir a nada, as que são.

Foi Ele quem nos encontrou mortos em ofensas e pecados, nos achou assentados em trevas, à sombra da morte e nos transportou para o reino do Filho do seu Amor, o Reino da Luz, nos fez assentar em lugares celestiais em Cristo Jesus, como príncipes.

Dentro dessa soberana escolha do Deus Vivo, encontramos esse grande patriarca chamado Jacó. Eis aqui a história de uma grande escolha de Deus: Escolha de um vaso de honra.

Todos conhecem a história de Jacó. Se fosse contada pela metade, alguém diria: Esse homem tem tudo para dar errado.

Pelo menos em duas perspectivas isso seria verdade.

1 - Perspectiva exterior (das pessoas de fora)

HISTÓRICO DE UMA VIDA ERRADA

Nessa perspectiva encontramos um homem com um histórico de vida errada, caracterizado pelo contexto familiar conturbado no qual havia crescido. Seus pais não se entendiam na criação dos filhos, ao ponto de terem preferências por apenas um. Seu irmão era profano e não respeitava as leis familiares. Ele próprio desenvolveu algumas falhas em seu caráter quando se aproveitou de um momento de fraqueza de seu irmão e lhe tomou o direito de primogenitura. Outra evidência foi o disfarce que usou, estimulado por sua mãe, para ser abençoado por seu pai antes de seu irmão.

LUGAR ERRADO

Quem nunca ouviu a frase: Pessoa certa ocupando o lugar errado.
Com Jacó estava ocorrendo algo parecido, aquele ambiente não era para ele, a Bíblia diz que ele era um homem pacato, homem simples, caseiro. Passar as noites nas florestas ou nos desertos era coisa para Esaú, não para ele. Jacó fora criado na barra da mãe, não estava acostumado com ambientes iguais aquele.

MOMENTO ERRADO

Outra frase: No lugar errado, na hora errada.
Jacó não programou a viagem e se viu no meio do nada, na calada da noite e foi obrigado a pernoitar ali mesmo. Jesus disse: ”Se alguém andar de dia, não tropeça, porque vê a luz deste mundo; mas se andar de noite, tropeça porque nele não há luz”. E disse mais: ”Enquanto é dia, precisamos realizar a obra daquele que me enviou; a noite se aproxima, quando ninguém pode trabalhar”.

MOTIVAÇÃO ERRADA

Pior que o histórico de vida errada, o lugar e o momento errados, na ótica exterior, foi a motivação pela qual Jacó havia empreendido a viagem para Harã. Ele não estava indo para fazer turismo ou negócios, e o fato de procurar uma esposa era só uma desculpa para encobrir a verdadeira motivação: Fugir da ira do seu irmão Esaú, que fora sordidamente enganado.

2 - Perspectiva interior (dele próprio)

Se Jacó tivesse parado para refletir sobre as condições de sua existência nessa fase de sua vida, ele teria desistido. Olhando por sua própria ótica, encontramos quatro motivos para isso:

SOLIDÃO

A jornada de Jacó até Harã foi na mais completa solidão. Ele era acostumado com pessoas. Sua vida desde o útero de Rebeca foi em companhia de gente. Por mais que precisemos estar a sós, fomos criados para sermos sociáveis. Precisamos de pessoas, de companheiros, de amigos e Jacó estava só.

CANSAÇO

Além de só, ele estava cansado. Tão cansado que precisou se deitar no nada, no meio de lugar nenhum. A jornada exige, sufoca, desgasta. Tem horas em que a fadiga chega, e o desânimo bate à nossa porta. É tanta luta, tanta ralação. Jacó sentiu o baque.

ESCURIDÃO

O sol se pôs, a noite chegou. Com ela veio a escuridão. Na escuridão a ansiedade é maior, o medo acentua, o frio fica mais perceptível. Jacó sentiu tudo isso.

PEDRAS

Não dava para escolher uma suíte, nem pedir um travesseiro de pena de ganso ou de espuma macia. Mas pedras tinham bastante. Pedras fazem parte da caminhada.

Diante dessas duas perspectivas Jacó poderia ter pensado: Gente, o que é que estou fazendo aqui; as pessoas olham para mim e vêem uma vida errada, no lugar errado, no momento errado e com a motivação errada; eu mesmo estou me vendo e só enxergo solidão, cansaço, trevas e pedras.

Olhando somente por esses dois lados concluímos: Jacó tem tudo para dar errado.

Jacó tinha tudo para dar errado, mas...

Onde tudo e todos colocam um ponto final, Deus coloca uma vírgula, e reticências.

Nossa história não acaba assim, sem final feliz. Existe uma terceira perspectiva, a de Deus.

A vida de Jacó estava sendo monitorada por Deus desde o ventre de sua mãe.

Deus havia sonhado com projetos grandiosos para fazer de Jacó um vaso de honra.

Parece que vejo Deus aproveitando aquela situação e entoando uma canção de ninar para Jacó.

"Dorme Jacózinho do meu coração, que eu vou te dar uma revelação". (É claro que Deus não cantou isso, mas poderia ter cantado, o salmista no Salmo 42.8 diz que "...e de noite sua canção estará comigo...)

Deus canta para Jacó: Dorme Jacó, descansa, repousa, recupera as forças, que falarei contigo.
Deus se revela o Jacó através de um sonho.

Onde havia uma vida errada, lugar errado, momento errado, e motivação errada, e Jacó sentia solidão, cansaço, trevas e pedras, Deus troca por:

- Promessas - vs 13-15
- Visão renovada - vs 16
- Compromisso - vs 18-22
- Oportunidades - vs 17

Assim como Deus escolheu Jacó para ser um vaso de honra, Ele está escolhendo cada um de nós.
Pense nisso.
No amor Daquele que sempre nos escolhe para sermos, antes de mais nada, Dele.
Deus te abençoe.