Quem sou eu

Minha foto
Bragança Paulista, São Paulo, Brazil
Discípulo de Jesus, casado com Clélia, pai da Victória e feliz por tudo isso.

domingo, 20 de abril de 2008

DEUS CUIDA DE MIM(E DE TI)


I Pedro capítulo 5 versículo 7: “Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, por que ele tem cuidado de vós”.

O texto acima mostra-nos o apóstolo Pedro exortando (exortar significa animar, encorajar com palavras, advertir, persuadir, aconselhar) os irmãos com respeito a um problema que atinge a grande maioria das pessoas: A ansiedade.

Definindo ansiedade:
Dificuldade de respiração; opressão; angústia; inquietação de espírito; desejo veemente; impaciência, aflição, angústia, ânsia, atitude emotiva concernente ao futuro e que se caracteriza por alternativas de medo e esperança; medo vago adquirido especialmente por generalização de estímulos, desejo ardente ou veemente, impaciência, sofrimento, sofreguidão.

Em uma definição simples, ansiedade é tudo aquilo que divide a mente, tudo aquilo que nos leva a ter dois caminhos a seguir, duas direções a tomar.

O que é ansiedade e por que ficamos ansiosos?
Fisiologicamente falando, a ansiedade é uma sensação ou sentimento decorrente da excessiva excitação do Sistema Nervoso Central conseqüente a interpretação de uma situação de perigo. Ansiedade, ânsia ou nervosismo, é uma característica biológica do ser humano, que antecede momentos de medo, perigo ou de tensão, marcada por sensações corporais desagradáveis, tais como uma sensação de vazio no estômago, coração batendo rápido, nervosismo, aperto no tórax, transpiração.
Todas as pessoas podem sentir ansiedade, principalmente com a vida atribulada atual. A ansiedade acaba tornando-se constante na vida de muitas pessoas. Dependendo do grau ou freqüência pode se tornar patológica e acarretar em muitos problemas posteriores, como o transtorno da ansiedade.

Ter ansiedade ou sofrer desse mal faz com que a pessoa perca uma boa parte da sua auto-estima, ou seja, ela deixa de fazer certas coisas porque se julga ser incapaz de realizá-las. No entanto, a palavra ansiedade, está de certa forma interligada com a palavra medo, sendo assim a pessoa passa a ter o medo de errar quando da realização de diferentes tarefas, sem mesmo chegar a tentar.

Como compreender a ansiedade?
O nosso Sistema Nervoso Central e a nossa mente necessitam de uma situação de conforto e de segurança para usufruir a sensação de repouso e de bem estar.
Quando a nossa percepção nos alerta para uma situação de perigo a este estado, acontece o estado ansioso.

Perda de status, de conforto, de poder econômico, de afetos, amizades, de privilégios, vantagens, de possibilidade de concretizar interesses, de vaidade, são fatores mais do que suficientes em muitos casos para disparar o estado ansioso.

Em estados de desequilíbrio emocional, o simples contato com o novo, com situações inesperadas e desconhecidas é o suficiente para disparar estados ansiosos.
A principal característica psíquica do estado ansioso é uma excitação, uma aceleração do pensamento, como se estivéssemos elaborando, planejando uma maneira de nos livrar do perigo e da maneira mais rápida possível.

Este movimento mental, na maioria das vezes acaba causando certa confusão mental, uma ineficiência da ação, um aumento da sensação de perigo e de incapacidade de se livrar do perigo, o que configura um círculo vicioso, pois esta sensação só faz aumentar ainda mais o estado ansioso.

“Mente acelerada é mente desequilibrada”
Este movimento impulsivo de a mente se acelerar, de precisar ter tudo sob controle, para poder usufruir a sensação de repouso e conforto, faz com que ela se excite e se o problema não tiver uma solução mental imediata como acontece na maioria dos casos, teremos a chamada ansiedade patológica, que tende se tornar crônica e piorar com o passar dos anos.

Pedro
É interessante pensarmos o porquê de esse texto ter sido escrito por Pedro.
Pedro, de todas as pessoas citadas no novo testamento talvez tenha sido a que mais experimentou o cuidado do Senhor Jesus. Por isso tinha propriedade para escrever. Quando fala, não está apenas filosofando ou nos trazendo uma nova teoria. Ele escreve sobre sua própria experiência de vida. Poucos tiveram tanto carinho da parte de Jesus como ele. É por isso que sua fala é pratica. Realmente funciona. A trajetória da vida de Pedro deixa bem clara essa verdade.

Senão, vejamos:

1 – Jesus cuidou de seu chamado

Mateus 4.18 a 20
“E Jesus, andando junto ao mar da Galiléia, viu a dois irmãos, Simão, chamado Pedro, e André, os quais lançavam as redes ao mar, por que eram pescadores. E disse-lhes: Vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens.(grifo meu) Então eles, deixando logo as redes, seguiram-no”.
Jesus preocupou-se com o chamado de Pedro, em dar um significado novo para sua vida, em fazer dele um homem com ideal de vida maior.

2 – Jesus cuidou de sua família
Mateus 8.14-15
“E Jesus, entrando em casa de Pedro, viu sua sogra acamada, e com febre. E tocou-lhe na mão, e a febre a deixou; e levantou-se e serviu-os”.(grifo meu)
Nossa família não está fora dos projetos de Deus, pelo contrário, nenhum de seus propósitos pode excluir nossa família.

3 – Jesus cuidou de sua fé
Mateus 14.27 a 31
“Jesus, porém, lhes falou logo, dizendo: Tende bom ânimo, sou eu, não temais. E respondeu-lhe Pedro, e disse: Senhor se és tu, manda-me ir ter contigo por cima das águas. E ele disse: Vem. E Pedro, descendo do barco, andou sobre as águas para ir ter com Jesus. Mas, sentindo o vento forte, teve medo; e, começando a ir para o fundo, clamou, dizendo: Senhor salva-me! E logo Jesus, estendendo a mão, segurou-o, e disse-lhe: Homem de pouca fé, por que duvidaste?”.(grifo meu)
Pedro precisava de um grau maior de fé para cumprir seu ministério. Sem a fé ideal ele não chegaria até seu alvo:"encontrar-se com Jesus por sobre as águas". Essa era a meta de Pedro, e apesar de ter dado alguns passos sobre as águas, com sua fé pequena ele não atingiu. Jesus estendeu sua mão e cuidou disso.

4 – Jesus cuidou de suas finanças
Mateus 17.27
“Mas, para que os não escandalizemos, vai ao mar, lança o anzol, tira o primeiro peixe que subir, e abrindo-lhe a boca, encontrarás um estáter, e dá-o por mim e por ti”.(grifo meu)
Pedro não estava preocupado com o pagamento do imposto e sim com o que as pessoas estavam pensando a respeito de Jesus. Diante disso Jesus providenciou o pagamento de seu imposto e de quebra, pagou o de Pedro também. Quando nos preocupamos primeiramente com Jesus, as outras coisas nos vêm por acréscimo. Jesus cuida disso.

5 – Jesus cuidou de seu caráter
Mateus 26.33-34
“Mas Pedro, respondendo-lhe, disse: Ainda que todos se escandalizem em ti, eu nunca me escandalizarei. Disse-lhe Jesus: Em verdade te digo que, nesta mesma noite, antes que o galo cante, três vezes me negará”.(grifo meu)
Pedro tinha uma grave deformidade em seu caráter que precisava ser tratada antes que ele se tornasse o maior pregador do evangelho. Essa deformidade foi revelada quando ele afirmou algo que não tinha capacidade para cumprir. Todas as vezes que dissermos que faremos qualquer coisa, devemos cumpri-la, sob pena de estarmos agindo de forma maligna. Essa falha no caráter de Pedro foi confrontada por Jesus. Ele nos ama como somos, mas se recusa a nos deixar assim.

6 – Jesus cuidou de sua restauração
Marcos 16.7
“Mas ide, dizei a seus discípulos e a Pedro, que ele vai adiante de vós para a Galiléia; ali o vereis, como ele vos disse”.(grifo meu)
João 21.15-17
Simão, filho de Jonas, amas-me?... apascenta as minhas ovelhas.”(grifo meu)
Como Jesus falara, Pedro o havia negado. Não só negado, mas praguejado, jurado que nunca conhecera Jesus. Mas Pedro se arrependeu e chorou amargamente. E o interessante é que Deus sempre tem restauração para todos os que se quebrantam diante DELE. A fala do anjo é uma fala de amor, do amor de um Deus que se compadeçe de nossas fraquezas e sempre age com misericórdia:"Mas ide, dizei a...Pedro...". Jesus não deixou de cuidar da restauração de Pedro.

É por tudo isso que Pedro tinha autoridade para dizer que nós podemos lançar sobre Jesus toda nossa ansiedade, tudo aquilo que divide nossa mente, tudo aquilo que nos preocupa, tudo aquilo que nos derrota, nos põe para baixo, nos faz viver uma subvida, longe da vida abundante que Deus projetou para cada um de nós.
Se você tem andado ansioso, reveja seus conceitos e descanse nos braços de amor de Jesus, pois ELE tem cuidado de cada um de nós.
Pense nisso.
Deus te abençoe.
No amor DAQUELE que sempre cuida de mim(e de ti).

Nenhum comentário: